A frase é cliché: “o mundo precisa de líderes”

Mas, a bem da verdade, o mundo já tem seus líderes. Estão espalhados em qualquer segmento da sociedade. Se duvidar, você é um deles.

O que o mundo precisa mesmo é que os que se consideram líderes aprendam a escolher seus seguidores. Que não se deixem iludir com falsos elogios, falsos troféus ou certificados, falsos votos que lhes garantem uma posição de liderança enquanto seus seguidores relaxam e deixam para o líder a responsabilidade de carregar o time nas costas.

Quando for convocado para assistir uma reunião de líderes porque você foi “escolhido” como líder de algum segmento, observe que os demais convidados também estão lá movidos pelo mesmo chamado. Portanto, naquele momento, toda a platéia é composta de seguidores de alguém, inclusive você (e não você).

Portanto, saia de lá pelo menos com a certeza de que você aprendeu a escolher seus próprios seguidores. Aí sim, você vai conseguir liderar porque aprendeu a formar o time certo. Do contrário, você só vai alimentar a base da pirâmide daqueles que já acordaram para essa realidade.

Comments

comments