Já faz um bom tempo que cortamos definitivamente nossa dependência do uso de TV a Cabo, graças à infinidade de opções oferecidas pela Roku.  Falei muito nisso aqui, (Link), lembram?  Mas foi nas últimas semanas que, como resultado da renovação que estamos fazendo na casa inteira, ficou claro que nossa decisão foi definitiva quando solicitamos que todos os cabos que ainda estavam pendurados nos cômodos e na área externa, fossem retirados.

Mas a boa notícia não termina aí.  A promessa é que ainda em 2018, a internet residencial 5G começará a ser lançada nos E. Unidos. Google, Charter, Dish, Verizon, AT&T, T-Mobile e outras estão planejando lançar a Internet 5G. Dish, Verizon e AT&T estão gastando bilhões preparando-se para o 5G.

Então, o que é 5G, e por que os que pretendem se livrar da DSL e da TV a Cabo, devem ficar atentos? As respostas eu li hoje no “Cord Cutters News”, um site que eu acompanho há bastante tempo.

O que é internet 5G?

A maneira mais fácil de explicar 5G é que essa é uma “Fiber Internet” (Internet de Fibra) que não requer passar um único fio pela sua casa. Fiber Internet é excelente, mas é um processo lento e caro de implantação em todo o país. Além disso, como o Google indica, os ISPs atuais (provedores de internet) podem desacelerar qualquer tentativa de se construir uma rede de fibra diminuindo o acesso a postes, por exemplo.

Então, a Internet 5G oferece a mesma velocidade, mas pode ser implementada em uma fração do tempo requerido pela fibra tradicional. E também remove muitos dos requisitos de postes, impedindo que as tentativas dos ISPs atuais diminuam a implementação.

A ideia é dar um upgrade nas torres de telefonia celular com o novo sistema 5G. Apesar do  5G não ter o mesmo alcance do sistema atual, os provedores planejam usar novas torres menores sobre os postes de luz e outras estruturas similares existentes.

Por que 5G é importante?

Internet residencial tem sido tradicionalmente dominada pelos serviços de DSL e Cable. Isso significa que a maioria dos americanos normalmente tem duas opções de internet de banda larga. Com 5G você poderá ter cinco ou seis opções muito em breve.

Esta é também uma ótima notícia para os americanos que vivem em áreas rurais em áreas que podem não ser financeiramente viáveis para percorrer milhas de fibra entre cada residência. Eles podem montar uma torre de celular de 5G e cobrir a área rural por uma fração do custo de atualização de DSL ou cabos.

Isso, pela primeira vez, trará concorrência real ao mundo da internet residencial, ajudando a reduzir as tarifas e adicionar novos recursos, o que também ajudará os consumidores a se libertarem completamente das empresas de telefonia e cabo.

O 5G sofrerá as mesmas limitações que o 4G?

Segundo essa fonte, muitos reportaram a preocupação de que o 5G terá as mesmas limitações que o 4G, mas, de acordo com especialistas do setor, isso não acontecerá.

5G está sendo construído primeiro para internet residencial. A Verizon está gastando um bilhão de dólares para operar novas linhas de fibra em suas torres para lidar com o novo tráfego. O 5G também é construído para lidar melhor com o uso da Internet e suporta mais dispositivos do que o 4G foi criado.

Não só o 5G irá lidar com mais dispositivos, mas também o 5G oferecerá velocidades muito mais rápidas do que os padrões atuais 4G.

Os executivos de redes sem fio também deixaram claro que o 5G está sendo construído com a finalidade de assumir cabos e DSL em sua casa. Algumas fontes dizem que você deve procurar 5G para ser competitivo com o seu provedor de internet residencial.

É claro que à medida que mais fornecedores forem lançados, os preços e os pacotes provavelmente se tornarão mais agressivos.

Qual é o próximo passo com 5G?

Ainda este ano, a Verizon, a T-Mobile e a AT&T vão lançar redes 5G. Acredita-se que 2020 deve ser o ano em que a maioria dos americanos deva ser beneficiada , mas alguns sortudos poderão ter internet 5G em sua cidade até o final deste ano. Em 2019, o lançamento de 5G vai acelerar bastante esse processo de implantação.

Quem vai ganhar com isso é quem está decidido a cortar o cabo do DSL e do Cable e continuar a assistir seus filmes, ouvir música, etc.

Em breve, haverá pela primeira vez uma verdadeira concorrência entre os serviços de Internet residencial. Em vez de termos duas ou três opções para escolher, você terá cinco ou mais serviços para escolher. Isso levará a uma nova inundação de cortes de cabos sem a necessidade de manter a internet no seu telefone local ou empresas de cabo. Finalmente, o verdadeiro sonho de cortar os cabos está quase  chegando.

Fonte: https://www.cordcuttersnews.com

Comments

comments