Grupos no Facebook

Comecei a notar há algumas semanas, mas achei que era apenas uma coincidência.

Minhas notificações tinham diminuído bastante quando escolhi seguir apenas os amigos que interagem com mais frequência e que tem o hábito de dividir posts autorais que me interessam. Deu trabalho organizar daquela forma, mas valeu a pena todo o trabalho.

Só que eu nunca fiz o mesmo com os grupos e de repente comecei a receber notificações de vários deles, muitos dos quais eu não sabia ou nem lembrava que estava associada a eles. Quando eu percebia que o assunto era irrelevante, eu tinha o trabalho de ir nas configurações do grupo e desabilitar as opções de seguir e de notificações.

Foi quando percebi que o Facebook estava “desobedecendo” minha configuração porque as notificações continuavam a aparecer. E isso começou a me incomodar.

Ontem eu já estava de teto baixo com tanta notícia ruim pipocando, quando bateu um post de um grupo que pelo título era dedicado a pessoas interessadas em fazer negócios na Flórida. O que eu vi foi uma discussão e uma baixaria com mais de 200 comentários sobre política no Brasil. Foi a gota d’agua.

Como eu estava deprimida e sem motivação até pra trabalhar nas coisas que gosto, resolvi fazer uma faxina na área. Pra não dizer que saí de todos os grupos, continuo numa ½ dúzia que ainda se salva porque o conteúdo parece estar sendo administrado de perto, permanece pertinente com a proposta e envolve pessoas com as quais eu tenho afinidade.

Mas pense na quantidade de grupos que eu nem sabia que existiam e pense nos que já tinham sido deixados de lado pelos seus criadores, alguns desde 2014. Outros tinham até sido arquivados pelos administradores mas pelo visto o FB não me avisou porque eu já teria removido meu nome da lista no ato.

Por que será que temos essa mania de entrar ou aceitar todo grupo que aparece? Me incluo. Quer um exemplo da nossa sandice? Faça um Search com a palavra Irlanda e veja quantos grupos de brasileiros existem por lá. Se eu não moro nem pretendo morar na Irlanda, por que eu estava em pelo menos 4 deles?

Eu acho que o Facebook já entrou na fase do desespero por estar forçando tanto essa barra. Mas nessa ele não me pega mais.

Comments

comments