Quando o assunto é Música, o que você prefere? Pandora ou Spotify?
Se você curte música, via de regra gosta de escolher suas preferidas ou albums inteiros, e não o que as estações de rádio decidem por você.   Até mesmo o serviço Pandora, que no início era tão atrativo, hoje pode ser considerado como coisa do passado.
Pandora ajudou a revolucionar a indústria de música digital – para melhor ou para pior – quando estreou mais ou menos há 15 anos, criando um novo padrão para “streaming” de música online. Através dos anos, vários concorrentes apareceram os quais ofereceram diferentes conjuntos de recursos, mas quase nenhum deles tinha conteúdo relevante para permanecer no mercado.
Depois de seis anos de domínio do Pandora, dois empresários suecos vieram com a idéia de um cliente de transmissão online que proporcionou aos usuários um acesso sem precedentes a todos os seus artistas e músicas favoritas. Eles passaram dois anos aperfeiçoando essa idéia e – após a elaboração de uma estratégia viável – revelaram Spotify para o mundo em 2008! A partir desse ponto em diante, começou a gigantesta tarefa de desviar clientes do então Rei da Rádio Internet, Pandora.
Passados sete anos, Spotify é talvez um dos maiores fornecedores de música online, que reúne cerca de 15 milhões de assinantes pagos e um colossal número de 60 milhões de usuários ativos mensais.
E por que Spotify atrai não apenas porque oferece uma quantidade de músicas extremamente superior ao Pandora? É simples! Ambos oferecem versões gratuitas, mas vejamos o que as versões “Premium” oferecem:
 
Pandora One
Spotify Premium
Quanto custa?
US$4.99/mês
US$9.99/mês
Quantas músicas?
1 milhão
30 milhões!
Posso escolher que músicas quero ouvir?
Não
Sim!
Posso ouvir minhas próprias músicas?
Não
Sim!
O serviço já existe no Brasil
Não (**)
Sim!
Posso ouvir música offline?
Não
Sim!
Quantos Skips?
6 por hora/por estação
Ilimitado
Parental Control?
Sim
Não
Posso criar Playlists?
Não
Sim
Acesso e controle pela TV (Roku Box)
Sim
Sim
Integração com iTunes
Não
Sim
(*) Fonte: Alice Holbrook, NerdWallet
(**) No momento em que este artigo está sendo preparado, ainda não.
Existem outros aplicativos compatíveis com Spotify (Karaokê, por exemplo), que fazem desse serviço uma excelente ferramenta para DJ’s amadores e até mesmo os profissionais, mas sua interface é tão simples de operar que qualquer pessoa pode programar uma festa temática contando com a vasta biblioteca que o Spotify disponibiliza.
http://www.pandora.com/one
https://www.spotify.com/us/

Comments are closed.