Desde que montei meu primeiro blog anos atras, comecei a receber sugestões para abrir espaço para uma das minhas grandes paixões: meu Mac!. Na verdade, meus amigos sempre me incentivaram porque sabem como gosto de trocar idéias e truques e principalmente ajudar iniciantes com dicas que nem sempre são localizadas facilmente.
Bem … Minha avó gostava de trocar receitas de tricô, minha mãe adorava trocar receitas de corte e costura. Por que não trocar dicas de computação, né?
Foi assim que esse espaço nasceu…
Admito que paixão por qualquer bem material é, no mínimo, insana. Afinal,  dinheiro “compra (quase) tudo, menos a felicidade…” e não fica bem a gente sair por aí declarando paixão por um mero computador. Mas só quem sofreu dependendo de PC’s pra trabalhar ou mesmo pra se divertir, é que pode entender essa paixão que eu tenho não somente pelo meu Mac mas pela maioria dos produtos que a Apple fabrica..
Mas apesar de todo o sofrimento com aquele horrível PC, eu morria de medo de mudar de sistema!  Minha filha – que na época estava começando na faculdade e que hoje trabalha com o supercomputador Titan  –  suou pra me “converter”. Afinal, o que eu faria com meus arquivos do Outlook que o Entourage não convertia? O que eu faria com os bancos de dados e aplicativos que desenvolvi no Microsoft Access após longos e exaustivos esforços autodidáticos?
Mas bastou visitar uma loja da Apple pra completar a “lavagem cerebral”.  Dalí pra frente minha visão de trabalho e de lazer mudou da agua pro vinho.  Agora eu tinha uma máquina que reconhecia qualquer impressora, qualquer máquina fotográfica, qualquer filmadora. Tudo funcionava…  E até hoje funciona!
Foi quando virei a chata de plantão. Sempre que alguém reclamava sobre seus problemas com vírus, drivers, “crashes”, etc. eu não perdia a chance de tentar convencer a pessoa a mudar para um Mac. Consegui “converter” muita gente e ganhei muitos amigos por causa disso. Éramos todos iniciantes e como tal não achávamos os tutoriais lá muito fáceis. Começou então a troca de informações através de emails, forums, etc. Hoje essas máquinas estão mais e mais populares e os tutoriais cada dia mais acessíveis. Mas mesmo assim vale a pena trocar figurinhas e experiências e por isso resolví fazer desse o tema principal do meu blog para dividir experiências com amigos atuais e futuros.
É evidente que não vou falar apenas de Mac.  Sempre que encontro um aplicativo que funciona, procuro saber se existe versão também para PC, já que muitos amigos meus ainda usam esse sistema.  Também planejo publicar algumas video-aulas que tenho nos meus arquivos e que usei para ensinar outras pessoas antes de montar o meu blog.  Também aprendi muito sobre a plataforma WordPress e como é possível ganhar dinheiro fazendo websites simples nas horas vagas.  No momento, WordPress é meu hobby favorito!
Então a idéia é falar somente sobre dicas simples para principiantes porque para os mais experientes já existe material técnico disponível de sobra na rede.
Espero que com a colaboração dos meus colegas e amigos, esse blog se transforme num cantinho agradável pra quem gosta de aprender ou compartilhar o que sabe sobre computação.

Leave a Comment